domingo, 8 de junho de 2014

Arquitetos do IPHAN visitam ruínas do Quarteirão Colombo para elaborar projeto de recuperação










Cachoeira -

Acompanhado do secretário de Obras e Meio Ambiente, Fábio Diau, os arquitetos do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), Yan Graco e Diego Serra, visitaram na amanhã desta sexta-feira, as ruínas do antigo Hotel Colombo, além de outros imóveis situados no mesmo quarteirão em situação semelhante de degradação. Funcionários da Secretaria de Obras e Meio Ambiente também acompanharam os técnicos durante a visita.
Os arquitetos constataram o avançado estado de decadência do antigo Hotel Colombo, que já foi o mais importante da cidade.
Abandonado, o imóvel que serviu de cenário para gravações do filme Cidade Baixa com os atores Lázaro Ramos e Wagner Moura, transformou-se num depósito de lixo, com rachaduras nas paredes, portas, janelas e estruturas de madeira do piso e do teto destruídos.
A visita técnica teve como objetivo avaliar e fotografar internamente os imóveis arruinados, com a finalidade da elaboração de projeto de recuperação do quarteirão numa ação articulada com o IPHAN, através da Superintendência Regional e a prefeitura de Cachoeira, para abrigar as futuras instalações do curso de Arquitetura da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).