domingo, 7 de setembro de 2014

Cachoeira: Cinema e Saúde


A Secretaria de Saúde do município de Cachoeira utiliza a linguagem cinematográfica para mostrar para aos profissionais da área, a importância do acolhimento e as relações humanas no sistema de saúde pública. Nesta quarta-feira, dia 10, os funcionários da rede municipal de saúde vão assistir ao filme Patch Adams- O Amor é Contagioso no Cine Theatro Cachoeirano. A iniciativa resulta da parceria da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Cultura e Turismo com o objetivo de ampliar o conhecimento dos servidores para que possam melhor atender aos que procuram os serviços públicos , tendo como instrumento de sensibilização a diversidade do cinema.

Para a secretária da Saúde, Andrea Rocha, a iniciativa é de grande importância. “A mensagem do filme provoca reflexões sobre a importância do acolhimento, principalmente na recepção dos serviços de saúde. A recepção é a porta de entrada do atendimento, e o bom acolhimento influencia na recuperação daqueles que necessitam de assistência”, disse a secretária.
O Patch Adams- O amor é Contagioso será exibido em duas sessões, pela manhã e a tarde.

Patch Adams - O Amor é Contagioso — é um filme dos Estados Unidos de 1998, do gênero comédia dramática, dirigido por Tom Shadyac e baseado em livros e na vida de Patch Adams e Maureen Mylander. Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes.

Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai pôr uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, como também o mundo todo, pois ele provará que o amor é contagioso. Mostrando a alegria de fazer seus pacientes felizes, dizendo que: você prefere terminar a vida, com alegria, coisas legais e humor, ou continuar a desgraça que é morrer, na tristeza, na ruindade? sendo uma das frases mais conhecidas em seu livro e história.

Patch Adams afirma não lembrar de onde veio o nome, mas Patch faz nós sabermos que ele é uma pessoa que mudou muitas outras pessoas.