domingo, 21 de setembro de 2014

Fé e tradição na Lavagem de São Félix

Moradores da cidade de São Félix mantiveram neste domingo, 21, a tradição popular da lavagem da escadaria da Igreja do São Senhor São Félix, padroeiro da cidade. A festa faz parte do calendário dos festejos populares em homenagem ao padroeiro. Fé e tradição asseguraram o brilho da festa que contou com o apoio da prefeitura municipal.

Baianas trajadas a rigor, carregando quartinhas com água de cheiro e flores ao som das músicas da charanga percorreram as principais ruas de São Félix num animado cortejo marcado pela diversidade cultural e religiosa. Além do grupo de baianas, o cortejo também foi abrilhantado por um grupo de pessoas vestidas de mandús e a boneca 'Bibizona', marca registrada da cultura popular de cidade. Populares de diversos bairros seguiram o animado cortejo que também foi prestigiado pelo prefeito do município Eduardo José de Macedo Júnior(Duda Macedo). Além do prefeito e familiares, secretários, assessores e colaboradores da administração municipal também participaram da festa ao lado de populares.

O ponto alto da festa foi a chegada do cortejo à igreja do Senhor São Félix, onde sacerdotes e sacerdotisas de religiões de matriz e africana conduziram o ritual da lavagem com cânticos e saudações numa demonstração de respeito à convivência harmônica religiosa. No adro da igreja dezenas de pessoas aguardavam ansiosas o momento do banho de cheiro das baianas.