domingo, 7 de setembro de 2014

Povo de santo de São Félix é representado por associação


O povo de santo de São Félix conta agora com uma entidade representativa. Na última sexta-feira, 5, em solenidade na Câmara de Vereadores foi empossada a primeira diretoria da Associação dos Terreiros de Candomblé, Umbanda e afins. A entidade reúne 25 casas religiosas de matriz africana. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial.

Para Cláudio Reina, assessor da Diretoria Municipal de Políticas da Igualdade Racial, a consolidação da Associação, representa um importante avanço na mobilização do povo de santo de São Félix em defesa direitos e garantias constitucionais. “A entidade vai contribuir para fortalecer a luta contra a intolerância religiosa em nosso meio, além de dar mais visibilidade aos afrodescendentes praticantes de religiões de matriz africana”, disse. “Além dessas questões, a entidade vai atuar pelo reconhecimento da importância da identidade cultural do povo negro, presente de forma marcante na sociedade sanfelista”, complementou Claúdio Reina.

Ainda segundo ele, a formalização da entidade representativa do povo de santo vai possibilitar as relações inconstitucionais com o apoio da Diretoria Municipal de Políticas da Igualdade Racial. “ Através da parceria, podemos atuar na construção de ações referentes aos direitos humanos, educação,as questões sociais, culturais e de saúde do povo negro”, destacou Claúdio Reina.

A diretoria da Associação dos Terreiros de Candomblé , Umbanda e afins de São Félix é composta por: presidente a yalorixá Terezinha Oliveira Santos; Coordenadora Administrativa, Wilana Rocha Pedreira; Coordenadora Financeira, Joselita Sampaio Alves;Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Paulo; Coordenadora da Mulher, Jaciara Rodrigues; Coordenador de Informação, Idelson Conceição Sales;Comunicação e Mídia, Laisa Peroline.