quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ação da Saúde mobiliza mulheres de São Félix



Outubro Rosa

Aproximadamente 300 pessoas participaram da ação de saúde da campanha Outubro Rosa, promovido nesta quinta-feira, 30, pela prefeitura de São Félix, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde. Tendo como alvo, o público feminino, a ação também atraiu um grande número de homens. As atividades começaram às com um aulão de ginástica na praça, ministrado pelos educadores físicos do Centro Integrado de Promoção à Saúde.
O prefeito Eduardo José de Macedo Júnior, acompanhado da primeira dama Fabiana, e de assessores, esteve no local, para incentivar ainda mais às pessoas para cuidar da saúde. A secretaria de Saúde do município, Maristela Antunes, disse que  a ação foi um sucesso. "As pessoas responderam positivamente a nossa convocação e puderam usufruir dos serviços disponibilizados nesta ação".
As atividades foram concentradas na Praça Ruy Barbosa, onde foram montados estandes para diversas atividades educativas, a exemplo da escovação supervisionada com flúor e distribuição de kits com escova, creme e fio dental. Profissionais da Saúde ensinaram as mulheres  como fazer o auto-exame da mama, para detectar nódulos que podem ser cancerígenos.  Na Unidade de Saúde da Família Fernando Almeida Alves, situada na Praça Ruy Barbosa, foram disponibilizados atendimentos com médico, exame preventivo de câncer do colo do útero, tipagem sanguínea, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis. Além desses serviços, houve agendamento de mamografia, vacinação,teste de glicemia e aferição da pressão arterial.
A ação também ofereceu  avaliação nutricional, teste de IMC(Índice de Massa Corpórea) e percentual de gordura. O Centro de Atenção Psicossocial(CAPS), participou do evento com uma exposição dos trabalhos produzidos pelos usuários nas oficinas de arteterapia. Foram distribuídos lanches com frutas, sucos e biscoitos para o público presente.