quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Fundador do Cine Theatro Cachoeirano foi homenageado nos 92 anos de inauguração do equipamento


O aniversário de 92 anos de fundação do Cine Theatro Cachoeirano foi marcado por homenagens à memória de seu fundador, o empresário e político cachoeirano Cândido Elpídio Vaccarezza. O evento realizado na noite de quarta-feira, dia 12 de agosto, data da primeira exibição do Cine Theatro Cachoeirano, contou com a presença de descendentes do empresário, entre eles, o advogado Cândido Augusto Vaccarezza, que falou sobre a história do Cine Theatro e do seu avó.Durante a fala de Cândido Agusto, foram projetadas na tela do cinema imagens antigas do local e uma foto do fundador e junto com a família, tirada em frente a a casa onde moravam no bairro da Pitanga. Ainda como parte das comemorações foi inaugurado, por iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo do município, responsável pela gestão do Cine Theatro, uma quadro com uma foto de Cândido Elpídio Vaccarezza. 

Na oportunidade, o secretário de Cultura e Turismo, José Luiz Bernardo, em seu discurso, ressaltou a importância do iniciativa de empresário de investir há 92 anos, na construção de um Cine Theatro numa cidade do interior, que tornou-se referência para formação cultural de muitas gerações. O ex-funcionário do Cine Theatro Cachoeirano, Adilson Nascimento emocionou a todos, anunciando, ao som da ópera o Guarany, de Carlos Gomes, como fez durante décadas, o filme Dia de Estreia, de Charles Chaplin, exibido como parte da programação de aniversário do CTC.

Na plateia, além de familiares do fundador do Cine Theatro, estavam maçons de lojas de Salvador, Cachoeira e Ilha de Itaparica, novos e antigos frequentadores do local, a exemplo do pintor Dante Lamartine e da funcionária pública e estudante universitária Ivone Lima, o presidente do Rotary Club de Cachoeira e São Félix, professor Adilson Gomes, entre outros.